Sinal com baixa intensidade? o que pode causar interferências no seu WIFI

O WiFi utiliza ondas eletromagnéticas para conectar dispositivos à Internet. Caso haja outros equipamentos eletrônicos por perto que gerem um sinal similar, isso pode causar interferência no WiFi! Por isso, preste atenção onde você deixa o roteador WiFi da sua casa.

Atualmente existem duas faixas de frequência utilizadas no WiFi, o 2.4GHz e o 5.0 GHz (em breve teremos 6.0 GHz). O 2.4 GHz possui maior alcance do sinal, menor velocidade máxima e tem 11 canais; já o 5 GHz é o oposto, ele possui menor alcance do sinal, maior velocidade e 23 canais.

A escolha de qual é a melhor faixa para se utilizar no WiFi em uma casa depende de cada caso. Um dos fatores de decisão é a interferência. Ao usar o 2.4 GHz, sua rede estará sujeita a maiores interferências do que com o 5.0 GHz, já que, além do menor número de canais disponíveis, diversos equipamentos como walkie talkies, rádios, monitores de bebês, portões eletrônicos, micro-ondas, televisores e aparelhos com bluetooth, podem utilizar a mesma frequência, gerando interferência.

Existem situações em que é difícil evitar a interferência, como, por exemplo, o WiFi do vizinho. Nesse caso, uma das soluções é trocar o canal do seu WiFi. Mas quando a interferência é causada por outros equipamentos domésticos, reposicionar o seu roteador pode ser a melhor solução. Se não for possível, uma opção é trocar de faixa de 2.4GHz para o 5GHz.

Veja alguns outros equipamentos que causam interferencias na sua rede WIFI:

1. Espelhos
Os espelhos estão no ‘top 1’ quando o assunto é objetos que interferem na conexão com a internet. Isso porque, a maioria dos espelhos possuem um revestimento de metal na parte de trás, impedindo que as ondas da conexão se espalhem pelo ambiente. 

2. Água 
A água também entra nessa lista como um dos itens que mais atrapalham a propagação das ondas eletromagnéticas pelo ambiente. No caso das residências, o que teria a maior concentração de água, seria o aquário.

3. Paredes
As paredes não são um obstáculo físico apenas para dividir cômodos, mas também para o sinal propagado pelo roteador. O tamanho do ambiente também interfere, formando uma barreira para que esse sinal não saia e se espalhe.

4. Telas LCD
As telas LCD também podem ser a interferência no sinal do roteador. Isso acontece porque algumas delas transmitem uma corrente elétrica harmônica que se une às ondas eletromagnéticas do roteador e as distorce, fazendo com que o sinal não se propague.

Compartilhe nas redes sociais

Veja mais!

Artigos recomendados para você ler mais

Você ainda paga
instalação de
internet?

Saiba mais

Plano empresarial Orixinet: vantagens
para sua empresa

Saiba mais

Sinal com baixa intensidade? o que pode
causar interferências no seu WIFI.

Saiba mais

Você compatilha a senha do wifi com
vizinhos?

Saiba mais

Cuidados a serem tomados a ONU e sua
estrutura de rede

Saiba mais

Internet Fibra vs Rádio

Saiba mais

Rolar para cima