O que é inteligência
artificial
e suas
vantagens?

A inteligência artificial ganhou grande destaque nos últimos meses na mídia com ferramentas que prometem escrever textos, criar artes, automatizar processos e outras demandas que, antes, eram realizadas apenas por nós, humanos. Para muitos, esse avanço da tecnologia pode se tornar uma ameaça, seja no emprego ou em nossas próprias singularidades. 
Quando pensamos nas artes, sejam elas digitais ou não, logo nos vem à cabeça grandes mestres como Aleijadinho, Portinari, Da Vinci e escritores como Machado de Assis, Dante, Ariano Suassuna… Será que a inteligência artificial teria a mesma capacidade de entender a singularidade humana como estes grandes mestres?
A inteligência artificial é, basicamente, uma tecnologia, não tão nova, que procura fazer com que máquinas imitem essa singularidade. Temos que ter algo em mente, essa “imitação” do que é ser humano é limitada e programada, pelo menos por hora. A sua programação consiste em aprender e realizar associações com padrões inseridos em seu cérebro. Por exemplo, quando confirmamos números ou separamos as flores nas solicitações CAPTCHA, estamos ensinando para a máquina que um girassol é aquela flor amarela e única. 
Todas essas informações que são inseridas, mais tarde são processadas e fazem com que a inteligência artificial consiga prever e criar ações. No início, essas ações eram simples, hoje, a cada dia que passa, elas conseguem ficar cada vez mais sofisticadas. Elas possuem uma assustadora vantagem sobre nós, humanos. As inteligências artificiais não precisam comer, dormir, descansar e podem trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana durante 365 dias por ano. O processamento de dados que uma máquina equipada com IA é muito maior do que conseguimos imaginar. 

Bom, agora podemos ter te deixado um pouco preocupado com essa informação… mas calma. Você já utiliza muita inteligência artificial e nem sabe. A Siri, a Alexa, o Google Assistente são exemplos de IAs. E tem mais, na medicina, nos transportes, na educação e, até mesmo no mercado financeiro, a inteligência artificial já é amplamente explorada. Hoje estamos sendo bombardeados com sites como o ChatGPT e o Dall-E que escrevem textos para nós e, até criam as artes necessárias. 
Este texto que você está lendo, por exemplo, poderia ter sido escrito por uma dessas máquinas. Entretanto, ainda falta profundidade e o caráter humano para a inteligência artificial. Não podemos afirmar que, em um futuro não tão longínquo, isso não possa existir. Mas acredite, por hora, ainda estamos em vantagem competitiva com esta nova tecnologia.

Compartilhe nas redes sociais

Veja mais!

Artigos recomendados para você ler mais

Você ainda paga
instalação de
internet?

Saiba mais

Plano empresarial Orixinet: vantagens
para sua empresa

Saiba mais

Sinal com baixa intensidade? o que pode
causar interferências no seu WIFI.

Saiba mais

Você compatilha a senha do wifi com
vizinhos?

Saiba mais

Cuidados a serem tomados a ONU e sua
estrutura de rede

Saiba mais

Internet Fibra vs Rádio

Saiba mais

Rolar para cima