LGPD: O QUE MUDA
COM A NOVA LEI
GERAL DE PROTEÇÃO
DE DADOS?

Em meados dos anos 1960, iniciou-se os primeiros testes de processamento de dados. Graças aos EUA e outros países da Europa, a lei começava a dar seus primeiros passos, mesmo que de forma tímida e indireta. Com a criação da Comunidade Econômica Europeia, a ideia de uma legislação unificada foi impulsionada.
Nos tempos atuais, especificamente no Brasil, foi preciso em torno de oito anos de muita discussão para sancionar a LGPD. Até que em agosto de 2018, finalmente a lei foi aprovada, de acordo com o código 13.709/2018, sendo que só começou a entrar em vigor em agosto de 2020. 
Consta na Constituição Federal de 1988 do art.5º, com o artigo 21 do Código Civil Brasileiro, a proteção à privacidade. Estes comandos jurídicos defendem que: a vida da pessoa deve ser privada e que todos temos direito a privacidade. Apesar de que, os tempos mudaram e a questão de privacidade tomou proporções diferentes, como por exemplo a exposição com consentimento da “vida privada” nas redes sociais. 

Oque muda com a nova Lei Geral de Proteção de Dados?
Com a Lei Geral de Proteção de Dados em prática, surgem alguns pontos importantes que não podem deixar de ser mencionados, como por exemplo a garantia de segurança de pessoa física e jurídica válida em todo país, sendo o usuário brasileiro ou não. Listamos a seguir outros pontos importantes da LGPD. 
é uma lei que protege os dados pessoais dos brasileiros;
é semelhante a regulamentação do GDPR;
a LGPD prevê que toda e qualquer pessoa terá livre acesso às suas informações coletadas;
Data Protection Officer: uma lei que necessita de um funcionário interno na empresa, responsável pela proteção dos dados;
a responsabilidade da empresa tem que ser repassada para as empresas terceirizadas;
se por acaso não forem comprovadas boas práticas na empresa, as punições podem chegar a 2% do faturamento do ano anterior.

Compartilhe nas redes sociais

Veja mais!

Artigos recomendados para você ler mais

Você ainda paga
instalação de
internet?

Saiba mais

Plano empresarial Orixinet: vantagens
para sua empresa

Saiba mais

Sinal com baixa intensidade? o que pode
causar interferências no seu WIFI.

Saiba mais

Você compatilha a senha do wifi com
vizinhos?

Saiba mais

Cuidados a serem tomados a ONU e sua
estrutura de rede

Saiba mais

Internet Fibra vs Rádio

Saiba mais

Rolar para cima