Casa automatizada
tecnologia que
facilita a sua vida

A automação já é uma realidade há algum tempo no setor industrial, facilitando tarefas mecânicas que dependiam do alto esforço da mão de obra. Entretanto, hoje, com a internet, ter uma casa automatizada também é uma realidade muito mais próxima do que imaginamos. 
Conseguir controlar iluminação, ligar e desligar aparelhos domésticos e buscar uma receita para um jantar com um simples comando de voz. Essas são algumas das funcionalidades que a casa automatizada pode oferecer aos seus moradores, e tudo isso com apenas um toque!
Quer entender mais como você pode desfrutar dessa tecnologia e como isso pode ajudar no seu dia a dia? Neste artigo, vamos explicar como ter uma casa automatizada gastando pouco!

ENTENDA COMO TER UMA CASA AUTOMATIZADA
Por meio do wireless, é possível controlar determinadas funções que, até então, dependiam totalmente de uma pessoa para sua execução. Assim, atualmente há a possibilidade de controlar o sistema de iluminação e de refrigeração de um ambiente ou a casa toda por um aplicativo no seu celular.
Por sua vez, os sistemas contam com um plug receptor do sinal de Wi-Fi que vai se comunicar com o dispositivo, proporcionando, assim, que o usuário possa fazer adaptações conforme sua necessidade. Isso faz com que, em alguns casos, a automatização, além de oferecer mais conforto, consiga reduzir custos com práticas desnecessárias, uma vez que o sistema inteligente também desliga quando não precisa ser mais utilizado.
Esse tipo de funcionalidade, além de ter um simples mecanismo de instalação, também conta com preço acessível. A democratização é pautada por muitos aparelhos inteligentes que contam com excelente custo-benefício para o usuário. Contudo, destaca-se que é importante que eles sejam de qualidade.

SAIBA QUAIS PRODUTOS PODEM SER UTILIZADOS COM A AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Hoje, um dos principais aparelhos utilizados que reforçam os benefícios da automação são os dispositivos inteligentes que funcionam como assistentes para pequenas atividades. A Alexa, aparelho funcional por comando de voz da Amazon, é um exemplo muito prático e que cada vez está mais presente entre a população brasileira.
Com ele, é possível fazer compras, ativar serviços de streamings de músicas e filmes, controlar a iluminação e a temperatura do ambiente, fazer a integração com eletrodomésticos e, até mesmo, acompanhar outros sistemas, como os de segurança. Esses benefícios são acessíveis pelo preço do aparelho, que já pode ser encontrado por R$ 299 no próprio site da Amazon. Uma pesquisa da Gartner mostra que, até 2025, a expectativa é que já sejam 25 bilhões de aparelhos como esse no mundo.
No entanto, é possível aproveitar as funcionalidades de uma casa automatizada sem necessariamente contar com um aparelho como esse. A Philips, por exemplo, já conta com lâmpadas inteligentes, que podem variar a cor de iluminação e, até mesmo, reproduzir imagens.
Além disso, e se existisse a possibilidade de contar com tomadas que dispensassem a necessidade de os eletrodomésticos ficarem próximos a paredes? Saiba que isso também já é possível graças à tecnologia Wi-Fi. Os produtos da Positivo e da Xioami conseguem conectar esses equipamentos a tomadas móveis. 
Outro ponto que a automação pode oferecer é o monitoramento da residência. Câmeras de segurança monitoram todo o ambiente em 360º, com visões noturnas, reprodução de imagem em HD e captação do áudio. Tudo isso por meio do Wi-Fi.
Hoje, as funcionalidades de uma casa automatizada são extremamente eficazes para pessoas que prezam pelo conforto no seu dia a dia. Basta contar com uma rede de qualidade e que possa integrar todos os dispositivos wireless com eficiência. Nesse sentido, a Intnet é uma ótima parceira. Isso porque, oferecendo a internet de fibra óptica, poderá tornar a experiência de ter uma residência inteligente muito mais prazerosa.
Quer ficar por dentro dos benefícios que você pode ter ao optar por uma rede de ótima qualidade? Então, aproveite para assinar nossa newsletter!

Compartilhe nas redes sociais

Veja mais!

Artigos recomendados para você ler mais

Você ainda paga
instalação de
internet?

Saiba mais

Plano empresarial Orixinet: vantagens
para sua empresa

Saiba mais

Sinal com baixa intensidade? o que pode
causar interferências no seu WIFI.

Saiba mais

Você compatilha a senha do wifi com
vizinhos?

Saiba mais

Cuidados a serem tomados a ONU e sua
estrutura de rede

Saiba mais

Internet Fibra vs Rádio

Saiba mais

Rolar para cima